quinta-feira, 18 de maio de 2023

A importância da Monitoria Acadêmica para a Enfermagem

 

" A monitoria acadêmica é um espaço de aprimoramento, tanto  no âmbito da prática quanto da base teórica, atuando sob as dúvidas dos alunos e em suas dificuldades. O monitor estará a disposição do aluno para realização de atividades e dinâmicas envolvidas na disciplina de Fundamentos de Enfermagem junto a demanda do Aluno. É imprescindível o acadêmico olhar a monitoria como oportunidade de crescer e desenvolver suas habilidades como futuro profissional." 

Escrito por Bianca Claudio Santana


A monitoria da disciplina de Fundamentos do Processo de Cuidar II (2023/1) acontece semanalmente, todas as terças, quartas e quintas-feiras das 13:30hs às 15:30hs no Laboratório de Fundamentos de Enfermagem.

A monitoria acadêmica desempenha um papel fundamental para os alunos da graduação em enfermagem, oferecendo diversos benefícios importantes.

Em primeiro lugar, a monitoria proporciona um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos têm a oportunidade de interagir com monitores mais experientes, geralmente estudantes de semestres mais avançados ou pós-graduação. Isso permite a troca de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos conteúdos estudados.

Além disso, a monitoria acadêmica auxilia na consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, por meio da aplicação prática e da resolução de exercícios e casos clínicos. Isso contribui para uma melhor compreensão dos temas abordados e fortalece a base teórico-prática dos alunos.

A monitoria também desempenha um papel importante na preparação para avaliações e provas, pois os monitores podem compartilhar estratégias de estudo, fornecer orientações específicas sobre os conteúdos a serem revisados e oferecer recursos adicionais, como resumos e materiais complementares.

Além disso, a monitoria acadêmica pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais, como aprimorar técnicas de pesquisa, aprofundar a capacidade de comunicação e desenvolver habilidades de liderança, já que muitas vezes os monitores são responsáveis por orientar e auxiliar outros estudantes.

Outro benefício significativo da monitoria é a promoção da confiança e da autoestima dos alunos. Ao receber apoio e orientação de monitores mais experientes, os estudantes têm a oportunidade de se sentir mais seguros em relação ao seu desempenho acadêmico e às habilidades que estão desenvolvendo.

Portanto, a monitoria acadêmica é uma ferramenta valiosa para os alunos de graduação em enfermagem, pois contribui para o aprendizado efetivo, o fortalecimento dos conhecimentos teórico-práticos, o desenvolvimento de habilidades e a construção de confiança. Recomenda-se que os alunos aproveitem ao máximo essa oportunidade de apoio e aprofundamento em sua jornada acadêmica.

Prof. Me. Alan Cardec Barbosa / Coordenação de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário