segunda-feira, 22 de maio de 2023

AULA PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA I COM OS ALUNOS DO 5º SEMESTRE DE ENFERMAGEM

Aula Prática da Disciplina de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde I, com acadêmicos do 5º semestre de enfermagem do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) sob supervisão da Profª Me. Nasciane Correa Devotte.



As políticas públicas existentes nos campos da educação e da saúde no Brasil contemplam as áreas da Educação Básica (EB) e a Atenção Primária à Saúde (APS), e nestas identificam- se políticas específicas para a abordagem aos direitos sexuais de adolescentes visando à Promoção da Saúde (PS).

A escola participa de modo ativo na formação humana e técnica contribuindo para mudanças de concepções e práticas sobre saúde. A inserção na Escola dos temas de educação sexual na adolescência favorece o recebimento de informações, a incorporação de novos hábitos e a difusão de informações corretas.


PARABÉNS AOS ACADÊMICOS DO 5º SEMESTRE, E EM ESPECIAL A PROFA. ME. NASCIANE CORREA DEVOTTE!

O enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção da saúde escolar. Sua presença é essencial para garantir um ambiente seguro e saudável para os estudantes, promovendo o bem-estar físico, emocional e social.

O enfermeiro na saúde escolar realiza diversas atividades, como a triagem e acompanhamento de doenças, administração de medicamentos, prevenção de doenças transmissíveis, cuidados de primeiros socorros e orientação sobre hábitos saudáveis.

Além disso, o enfermeiro atua na identificação de problemas de saúde específicos de cada aluno, como alergias, doenças crônicas, distúrbios de aprendizagem e problemas de saúde mental. Ele pode trabalhar em parceria com professores, pais e profissionais de saúde para desenvolver planos de cuidados individualizados, assegurando que as necessidades de saúde de cada aluno sejam atendidas de forma adequada.

A presença do enfermeiro na saúde escolar também contribui para a prevenção e controle de surtos de doenças, oferecendo orientações sobre medidas de higiene, vacinação e monitoramento da saúde dos alunos.

Em suma, o enfermeiro na saúde escolar desempenha um papel fundamental no cuidado integral dos estudantes, promovendo a saúde, prevenindo doenças, atuando na detecção precoce de problemas de saúde e fornecendo suporte emocional. Sua atuação é essencial para o bom funcionamento das instituições de ensino e para o desenvolvimento saudável e pleno dos alunos.

Prof. Me. Alan Cardec Barbosa / Coordenação de Enfermagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário