sexta-feira, 19 de maio de 2023

ALUNOS DO 7º SEMESTRE INICIAM PROJETO DO PBL DE SAÚDE DA MULHER

 



Na noite do dia 18/05/2023 o Prof. Me. Alan Cardec Barbosa, iniciou a 1ª etapa do PBL para os acadêmicos do 7º semestre na disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher I. Na oportunidade foi sorteado a divisão dos quatro grupos (10 componentes) e realizado a leitura do problema apresentado de forma individual, e  posteriomente identificados os problemas e formulados as hipóteses de aprendizagem em grupo. A segunda etapa ocorrerá nos próximos 15 dias com a leitura analítica do problema de forma individual e o estudo do problema baseado em literatura e discussão em grupo do que foi estudado individualmente. A terceira etapa ocorrerá, respectivamente nos dia 14 e 15 de Junho com as apresentações para a turma da conclusão da atividade com apontamentos de literaturas em prol da resolução do problema, os apontamentos dos grupos com uma percepção/posicionamento diferente do grupo em que apresentou a resolução do problema e consequente entrega do relatório. 



O Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) é uma abordagem educacional que se baseia na resolução de problemas como meio de aprendizado. No contexto da formação do enfermeiro, o PBL desempenha um papel fundamental.

Uma das principais vantagens do PBL na formação do enfermeiro é o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Ao serem expostos a situações reais de cuidados de saúde, os estudantes são desafiados a analisar, interpretar e resolver problemas complexos. Isso estimula a capacidade de raciocínio clínico e a tomada de decisões fundamentadas, habilidades essenciais para a prática da enfermagem.

Além disso, o PBL promove a aprendizagem ativa e colaborativa. Os estudantes trabalham em grupos, trocando conhecimentos, compartilhando perspectivas e construindo soluções em conjunto. Isso favorece o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e a valorização da diversidade de opiniões, habilidades cruciais para o trabalho no ambiente de saúde.

O PBL também incentiva o aprendizado autodirigido. Os estudantes assumem a responsabilidade pela busca de informações, pesquisa e estudo independente para resolver os problemas apresentados. Essa autonomia promove a capacidade de aprendizado ao longo da vida, preparando os enfermeiros para se manterem atualizados diante das constantes mudanças no campo da saúde.

Por fim, o PBL proporciona uma experiência prática e contextualizada, aproximando os estudantes da realidade da prática de enfermagem. Ao enfrentar desafios e dilemas reais, os estudantes desenvolvem uma compreensão mais profunda dos problemas de saúde, dos cuidados ao paciente e da importância do papel do enfermeiro na promoção da saúde e no cuidado integral.

Em suma, o PBL desempenha um papel significativo na formação do enfermeiro, estimulando o pensamento crítico, a aprendizagem colaborativa, o autodesenvolvimento e a conexão com a prática profissional. Essa abordagem educacional contribui para a formação de enfermeiros competentes, preparados para enfrentar os desafios do cuidado de saúde.

 Prof. Me. Alan Cardec Barbosa / Coordenação de Enfermagem.


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